TurfeOnline.com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Banner


Home Artigos Cravette (JCRGS-Curtas) JCRGS-Curtas N° 809.

JCRGS-Curtas N° 809.

NARGIS VENCE GP CORONEL CAMINHA

E “PIFA” NA TRÍPLICE COROA GAÚCHA

Foi disputado na última Quinta-feira no Hipódromo do Cristal, o GP Coronel Caminha – Segunda prova da Tríplice Coroa, destinado apenas a produtos de três anos, na distância de 1.900 metros. A grande expectativa girava em torno do craque Nargis, muitos se perguntavam se o pupilo de Hermínio Machado resistiria ao aumento da distância, ainda mais que Raçador vinha de uma atuação luxuosa neste tipo de percurso enfrentando os mais velhos. A dúvida pairou apenas até os últimos 800 metros, momento em que Marco Boeira tratou de acelerar o ritmo. A partir deste momento o que se viu foi um show do alazão da família Pires, Nargis contornou a última curva e apontou plea reta final sem tomar conhecimento de seus rivais, folgando progressivamente na primeira colocação, chegando ao espelho sem enxergar o segundo colocado Energia Honest (segue evoluindo) no retrovisor. Ataque Fatal voltou a produzir bem, chegando no terceiro posto. Raçador foi o quarto colocado, e só não formou a dupla por que seguiu Nargis na primeira parte do percurso. Desejado Amor completou o placar remunerado. O ganhador é um Macho, Alazão, 3 anos, do Rio Grande do Sul – por Union Avenue e Ya Me Voy (Exile King), de criação do Haras Santa Ignês de Spanier e de propriedade de Camila de Oliveira Pires. Nota mil para o treinamento do também craque Hermínio P.Machado, e condução perfeita do excelente Marco Boeira. Tempo: 2m04s7/10s.

 

EM ATROPELADA FULMINANTE,

ENTRE BEIJOS VENCE A 2ª ETAPA

DA COROA – VERSÃO FÊMEAS

Na última Quinta-feira o JCRGS foi palco da 2ª Prova da Tríplice Coroa de fêmeas de três anos, carreira disputada no percurso de 1.800 metros. O inicio da carreira teve “train” movimentado, com Cuore Di Ragazza puxando o pelotão, seguida de perto por Xânia Thunder e Água De Colônia, enquanto a candidata ao título Get Runner, se alternava na quarta colocação com Sombra Negra, depois corriam Entre Beijos e Malagueta Fitz. A careira em pouco se alterou até elas abordarem a reta final, ocasião em que Cenoir Macedo deu uma partida curta em Get Runner, que assumiu a ponta e parecia que seguiria viva na luta pela coroa. No entanto, poucos metros depois de dominar a situação, Get Runner passou a ser assediada por Entre Beijos que pegada firme por Leandro Costa, arrancou do fundo do lote para dominar as ações e rumar para o espelho. Get Runner em mais uma ótima atuação precisou se contentar com o segundo lugar. Sombra Negra, Cuore Di Ragazza e Xânia Thunder completaram o pódio premiado. A ganhadora é uma Fêmea, Castanha, 3 anos, de São Paulo - por Crafty C.T. e Cem Milhas (Minstrel Glory), de criação do Haras Basano e propriedade do simpático e iluminado Paulo Meira. Destaque para o estado atlético que Nilton Pires apresentou sua pupila, bem como para a condução inteligente e enérgica de Leandro Costa. Tempo: 1m59s6/10s.

 

RESUMO DA REUNIÃO DE 24 DE MARÇO

1º páreo – XUVA PRATEADA desta vez comprovou que é diferenciada, uma vez que subiu de turma e venceu novamente com grande facilidade. La Maddalena, em boa atuação, pagou Placê. Tempo: 1m15s4/10s.

2º páreo – CORONEL KURTZ largou e apagou a vela, vencendo com excelente rateio. Jovem D’Alessandro e The Best Monte logo a seguir. Tempo: 1m46s3/10s.

3º páreo – A favorita NEVAS passou um certo trabalho para superar a veloz Bucha Pura. Divamáquina foi a terceira colocada. Tempo: 1m03s3/10s.

4º páreo – KEY MASTER estreou demonstrando que tem café no bule para brigar pela liderança da geração. Mudador foi outro que fez estreia auspiciosa e que também poderá bater facão os melhores da idade. Tempo: 1m02s1/10s.

5º páreo – Contando com uma direção mágica de Douglas Paz, ORIENT repicou nos metros decisivos e superou a favorita Lampe D’Aladin na hora do dinheiro. Quebra Luz e Jourdan (URU) completaram a Cuadrifeta. Tempo: 1m47s.

6º páreo – Em final emocionante, ENTRE BEIJOS ultrapassou Get Runner nos últimos 50 metros, dando mais um triunfo clássico ao simpático e iluminado Paulo Brown Meira. Tempo: 1m59s6/10s.

7º páreo – Em uma prova diferente, com um ritmo lento no início, MA DAÍ acabou prevalecendo com sobras. Xilomania, Hudson Bay e Felicidade Fly logo depois. Tempo: 1m17s5/10s.

8º páreo – GOT IT que na última já havia perdido uma corrida sem nome, desta vez não deu no bico, fazendo brilhar as cores de Juarez Lopes e Paulo R. de Oliveira. O confirmador Jan formou a Dupla. Tempo: 1m15s8/10s.

9º páreo – CIELA Y FLOR não decepcionou os apostadores que a elegeram favorita, vencendo com firmeza. Le Baby demonstrando evolução ficou com o segundo posto. Tempo: 1m17s5/10s.

10º páreo – NARGIS não só se credenciou ao título de Tríplice coroado, como encantou a todos que apreciam o esporte dos reis, uma vez que sua atuação foi simplesmente impressionante. Energia Honest foi o segundo colocado, e deixou claro que não cessa de evoluir com o aumento da distância. Ataque Fatal, Raçador e Desejado Amor completaram o pódio premiado. Tempo: 2m04s4/10s.

11º páreo – GOTHAN CITY nem parecia o mesmo de suas atuações anteriores, correu no pelotão intermediário na primeira parte do percurso, e no final passou por seus adversários como se os mesmos estivessem parados. O veloz Hotel Bristol precisou se contentar com a formação da Dupla, e Pavão Misterioso com o terceiro lugar. Tempo: 1m16s8/10s.

12º páreo – Com o forfait inesperado de Cadete Dodge, BELO WELL'S ficou a vontade para ditar o ritmo da prova e meter um pau a pau. Hippopotamus chegou atracado no ganhador. Paco-Larus, mesmo sem “train” para atropelar, foi o terceiro colocado, cabendo a Surf The Waves (ARG), o complemento da Quadrifeta. Tempo: 1m08s7/10s.

 

RESPIRANDO O TURFE – PARTE II

* São fortes os boatos de que Stud Nova República deverá encaminhar alguns animais para o hipódromo do Cristal, caso isso se confirme os defensores desta tradicional farda terão os cuidados de Acedenir Gulart.

* Outro coudelaria renomada que segue mandando cavalos para o Cristal é a do Stud Embalagem, do popular Chicão, seu treinador aqui em Porto Alegre é o simpático e competente Mauricio Chaves.

* Um dos bons valores da nova geração, o treinador Gerson Fernandes esta merecendo mais oportunidades, filho do saudoso “Chico Roleta” o popular “Todinho” não negou a raça e conhece muito do ofício.

* Outro jovem que tem se destacado nos programas oficiais, é o treinador Rafael Fernandes, filho do também craque Sergio Ferreira, o popular "coxinha" apresenta seus animais sempre no último furo.

* A cidade de Cachoeira do Sul sempre foi um celeiro de talentos do turfe, de lá saíram profissionais do quilate por exemplo do multi-campeão Odilo Machado. Hoje em Porto Alegre, além de Nilton Ferreira, dos irmão Mauricio Chaves e Marcelo Rosa, o líder das estatísticas Fernando Silva, e os craques Alcione Chaves e Ivo Ferreira também são descendentes do alto do Amorim.

* Quem também não negou a raça foi o treinador Flavio Matos, tri-campeão do GP Diana, o popular "berruga" tem como primeiro gerente seu pai, o ex-treinador ganhador de GP Bento Gonçalves - Genez Matos.

* Após sofrer um acidente doméstico, o treinador Cristian Moura já retomou suas atividades habituais, e como estamos falando em pedigree, cabe salientar que Cris Moura tem no seu pai Acy Moura um grande exemplo de como caprichar no cuido de seus animais.

* Seguindo nesta mesma linha de treinadores que descendem de profissionais consagrados, faz-se necessário falarmos de Cesar Dias Carvalho, jovem que aos poucos vai conquistando seu espaço. O simpático “Cesinha” cresceu e aprendeu vendo seu pai "Carlos Carvalho" fazer história com animais do porte da grande "Edicion".

* Adauto Petrecheli Filho é mais um que tem escola de craques, se estabeleceu em Porto Alegre após viver toda sua infância ao lado de seu pai no hipódromo da Tablada, o popular "maninho" para quem não sabe, é filho do diferenciado Adauto Petrecheli.

* Quem esta fazendo falta nos programas oficiais é o talentoso Manoel Duarte que infelizmente acabou sendo penalizado em virtude da "aplicação" de medicação proibida. Quem conhece Manoel sabe que ele vai voltar, pode demorar, mas ele vai voltar.

* Após uma longa estadia no turfe uruguaio (aonde também brilhou), o simpático Edson Dias retornou para o Cristal com a missão de tratar e selecionar os potros do Haras Maluga. O popular "caco" inscreve pouco, mas quando bota na urna é carne de pescoço.

* Quem também não brinca em serviço é treinador Neymar Canut, seu aproveitamento é simplesmente fantástico.

* Além de ter sido um jóquei de exceção, Suedy Rodrigues é também um treinador de grande potencial e sabedoria, sendo ele um dos responsáveis pelo retorno do Haras Fátima e Marcio ao turfe de Porto Alegre. O pupular “barata” além do que já foi dito, é meio nojento no comando dos "espetos".

* Não poderiam ser melhor as credenciais de Nilton Pires, treinador que trabalhou para várias coudelarias importantes, como por exemplo o fantástico STUD TNT, Nilton segue brilhando aqui pela sua terra. Na última Quinta-feira apresentou Entre Beijos voando e venceu a 2ª prova da coroa de fêmeas.

* Treinadores remanescentes dos áureos tempos do turfe gaúcho, Afonso Vasconcelos e Trajano Teixeira hoje cuidam de poucos animais, todavia sempre que receberam animais qualificados não deixaram a desejar.

* Conhecido por sua voz rouca, e seu jeito amigo de ser, Antonio Carvalho Santana - o popular "tanta" é outro que não possui muitos pupilos, mas que sempre apresenta bem os que tem.

* Como falamos dos treinadores oriundos de Cachoeira do Sul, não podemos deixar de frisar os que migraram de Pelotas para o Cristal, sendo eles, o já citado Adauto Petrecheli Filho, e os também competentes Wanderley Almeida Jr, Luiz Eduardo Ferraz e Henrique Baungarten.

* Outro treinador que possui uma história bastante interessante, é Carlos Oliveira, o popular "burro branco" dizem que foi muito matungo como jóquei, porém nas canchas retas aonde começou a treinar sempre foi tido por craque. Aqui no Cristal cuida praticamente de forma exclusiva para Guilherme Vargas Dias, e as vitórias são quase que semanais.

* Quem também merece destaque pelo trabalho que vem realizando frente aos cavalos do Haras Muradás é o treinador A.Andretta.

* Retornando aos que possuem linhagem de craques, faz-se necessário falarmos do Carlos Richa Soares, o popular "peru" ficou anos afastado do turfe, mas com as dicas do seu pai Luis Carlos Soares logo se readaptou, e hoje ganha muitas corridas e cuida um bom número de animais.

* Para encerrar, a nota triste referente aos treinadores, é o possível abandono de Carlos Silva. O popular "Fuca" treinou potros e potrancas que fizeram história no turfe do Rio Grande do Sul, como a ganhadora da penca do boi – Deserdada.

Compartilhe

 

Haras e Studs


Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner