NA INSISTÊNCIA DE ALEX MOTA,
WHOOPEE MAKER LEVANTA A
TAÇA DE CRISTAL DOS POTROS
Possivelmente por ter um campo mais equilibrado, o momento mais esperado da reunião do último de 26 de Junho no Hipódromo do Cristal, certamente era o Grande Prêmio Taça de Cristal (L.) – Machos. Expectativa que ficou justificada através de uma chegada eletrizante proporcionada por três potros de qualidades diferenciadas. Logo após a autorização do starter, Agusti Torelo e Win Next, foram os primeiros a apresentar os documentos, enquanto Dida corria em terceiro tentando acompanhar o “train” dos ponteiros. Victory Hall que até então era líder da geração corria no quarto posto, com o tordilho Whoopee Maker policiando os ponteiros na quinta colocação. Kacique Fon, Selo Secreto, Chamarisco, Quentão, Little A Little, Speed Load e Rei do Tango corriam nas posições subsequentes. Faltando aproximadamente 800 metros para o espelho, Win Next soltou-se de Agusti Torelo e Dida. Todavia, Alex Mota sabendo que o ponteiro era inimigo convidou Whoopee Maker e em rápidos galões se postou ao lado do líder. Victory Hall a esta altura já deixava claro que não estava nos seus dias, enquanto Kacique Fon já corria mais próximo do pelotão da frente. Ao apontarem pelo linheiro final, Win Next se escapou de Whoopee Maker, que por sua vez abriu muito e logo se viu ultrapassado também por Kacique Fon. Faltando 300 metros para o espelho Win Next dava nítida impressão que não entregaria os pontos, mais foi aí que Marcilio Costa exigiu a fundo Kacique Fon e foi à caça do líder, e que Alex Mota conseguiu fazer Whoopee Maker trocar de mão e voltar para a peleia. Os metros decisivos foram dignos de uma prova de tamanha inportância, sendo que no disco o tordilho de Eduardo Lubianca livrou uma paleta de Vantagem sobre Kacique Fon, que por sua vez livrou focinho sobre Win Next. Quentão e Rei do Tango completaram o pódio. Whoopee Maker é um Macho, Tordilho, 2 anos, do Mato Grosso do Sul – por Macho Uno e Palpitante (Belo Colony), de criação do Haras Ponta Porã e de propriedade de Eduardo Carvalho Lubianca. Esta foi à segunda vitória do pupilo de L.C.Ávila em três apresentações, sendo a primeira clássica. Alex.Mota como de costume foi cirúrgico no seu cálculo de percurso, enquanto Luiz Carlos Ávila mais uma vez comprovou que voltou para brilhar, apresentando seu pupilo na ponta dos cascos. Tempo: 1m48s6/10s.
LINDA UDE INALCANÇÁVEL NO
GP TAÇA DE CRISTAL – FÊMEAS
O sexto páreo da última Quinta-feira no Hipódromo do Cristal, marcava a disputa do Grande Prêmio Taça de Cristal (L.) – Terceira Prova da Tríplice Coroa Juvenil, versão potrancas, na distância de 1.600 metros em pista de areia encharcada. Com o “forfait” de última hora de sua companheira Lazona do Salso, ficou a encargo de Linda Ude, a missão de defender as sedas do Stud Agenda, e de manter vivo o sonho do título do treinador Fernando Silva. Em pista a castanha criada nos pagos do senhor Homero Tarrago Filho não decepcionou. Largou, assumiu a ponta, e nunca mais foi alcançada, conquistando de forma autoritária a mais importante vitória de sua campanha. Vanzella desta feita ferrada com agarradeiras formou a dupla. Serenata atropelou forte para ficar com o terceiro posto, enquanto Caroline Dance e Interessante completaram o placar remunerado. A ganhadora é uma Fêmea, Castanho, 2 anos, do Rio Grande do Sul – por Vettori e Soneca (First American), de criação de Homero Tarrago Filho e de propriedade do Stud Agenda. Condução confiante de Lucas Conceição, e treinamento perfeito do campeão Fernando Silva. Tempo: 1m47s4/10s.
FERNANDO SILVA E DANIEL PERES
FECHAM A TEMPORADA EMPATADOS
Todos que acompanham o turfe nacional, sabem o quanto este último ano foi importante para o Turfe Gaúcho. Notoriamente hoje o clube de turfe que mais cresce no Brasil é o Jockey Club do Rio Grande do Sul. Todavia para que nosso clube volte a atingir o patamar que almejamos, é necessária a contribuição de todos profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades turfísticas. Sejam eles da parte administrativa, ou profissionais autônomos - como nossos jóqueis, treinadores, cavalariços e etc...
Pois na última quinta-feira o que presenciamos nas dependências do JCRGS foi exatamente isto, dois excepcionais treinadores que lutavam pelo título de campeão da estatística torceram e vibraram intensamente por seus animais, mas sempre mantendo o respeito um pelo outro. Daniel Peres e Fernando Silva chegaram à última reunião empatados e com inúmeros cavalos inscritos, o que nos dava a certeza de uma disputa acirrada até a última prova. Seguindo nossa previsão a carreira ganhou em emoção já no terceiro páreo, ocasião em que ocorreu o confronto direto dos líderes. Angélica Flavia tirando proveito do trabalho de equipe armado por Daniel Peres engatou a pupila de Fernando Silva nos metros decisivos e levantou nas arquibancadas os torcedores de Daniel Peres. Passadas duas provas foi a vez dos parceiros de Fernando Silva abrirem o berreiro pela vitória da castanha Linda Ude, que além de vencer prova de Listed Race voltou a deixar os dois emparelhados na primeira colocação. Mas a carreira entre eles era realmente equilibrada e emocionante. Já na prova seguinte Daniel Peres repicou e venceu uma carreira chorada com a veloz Água Doce, levando sua parceira ao delírio. Faltando apenas dois páreos para o espelho, Fernando Silva tinha apenas duas balas na agulha, não havendo portanto mais espaço para erros. Daniel Peres por sua vez ainda tinha quatro balas no cano, e teoricamente estava melhor armado que o rival. Mas, seguindo a regra de carreiras de cavalo, aonde sabemos que nada é impossível, Fernando Silva viu seu azarão Vladimir Rouge decolar nos metros finais, para mais uma vez empatar a batalha. O público neste momento se divertia, gritava, brincava, e até apostava em quem seria o vencedor. Pouco antes do cânter do último páreo, ambos seguiram para o padock e encilharam seus animais para a derradeira batalha. Bellamore era a espada de Fernando Silva, e Tina Lopes a cartada final de Daniel Peres, porém desta vez a gritaria veio dos dois lados, pois com a vitória de Luz Negra a estatística terminava com cada um dos dois com exatas 39 vitórias. Na soma de prêmios Fernando Silva supera Daniel Peres, mas para quem assistiu e participou desta disputa sadia, sabe que o ano hípico acaba com dois verdadeiros campeões. Que venha a nova temporada, e que com ela nosso prado prospere cada vez mais. Parabéns Fernando Silva e Daniel Peres.
RESUMO DA REUNIÃO DO DIA 29 DE JUNHO
1º páreo – RANCHEIRO ALEGRE comprovou ser apreciador da raia molhada e surpreendeu os favoritos com pule alta. Xá da Cinco em ótima atuação formou a dupla.
2º páreo – VINGADOR MASCARADO agora adaptado na distância venceu sem dar susto. Ulindi escoltou o ganhador.
3º páreo – ANGÉLICA FLÁVIA esperou sua companheira brigar com Virou Uma Onça para engatar a favorita nos metros finais.
4º páreo – TARTARUGA desta feita venceu com autoridade. Siphonada, Impulsion Fatal e Wirst Giant completaram a quadrifeta.
5º páreo – GOLDEN GREEN reapareceu no último furo e venceu com pule apetitosa. Unjust Heart voltou a produzir bem, finalizando próximo ao ganhador.
6º páreo – LINDA UDE largou e mostrou o caminho para suas rivais. Vanzella atropelou junto a cerca interna para formar a dupla.
7º páreo – ÁGUA DOCE contou com uma condução esperta de A.Nascimento para vencer de salto a salto. Orgia Sam e Deliciosa Estranha chegaram logo a seguir.
8º páreo – Em final emocionante, WHOOPEE MAKER engatou Kacique Fon e Win Next nos últimos pulos e levantou a taça de cristal dos potros.
9º páreo – TYPE TIGER voltou de longo período de repouso e não deu no bico. Dunkirk formou dupla de rateio elevado.
10º páreo – BUCK ALADO desta vez parou só depois do espelho. Dá-lhe Ouro Branco em atuação bem diferente da última pagou placê.
11º páreo – VLADIMIR ROUGE decolou nos metros finais para garantir o título de Fernando Silva. Desejado Bet por pouco não venceu a segunda consecutiva.
12º páreo – Coube a excelente LUZ NEGRA a vitória na última prova da temporada. Upper Division atropelou na cerca externa para formar a dupla de fechamento dos bettings. Bellamore e Alexandrine completaram a Quadrifeta premiada.
VOCÊ SABIA?
* Que o campeão da taça de cristal WHOOPEE MAKER é nome certo no GP A.B.C.P.C.C. (G.III)?
* Que KACIQUE FON também vai correr o GP A.B.C.P.C.C. e vai tentar dar o troco no tordilho de Eduardo Lubianca?
* Que os animais PRIMOROSO, SUPER MENOR e MUNIÇÃO FORTE devem embarcar nos próximos dias para a Gávea?
* Que a multi ganhadora AGYNESS já esta na tablada aos cuidados de Adauto Petrecheli?
* Que a “máquina de velocidade” WAG esta confirmado na Sprinters Cup?
* Que a potranca PLANETA ÁGUA faz teste para a Sprinters Cup no Clássico Romo Ferte?
* Que AROEIRA já esta no cristal e será anotada para a disputa do Clássico Vicente Marques Santiago no próximo dia 17 de Julho?
* Que LUZ NEGRA pode fazer sua despedida do Cristal nesta mesma prova?
* Que o ótimo ANDARE AVANTI já esta alojado no Cristal, e devera ser inscrito no Clássico Cneu Aranha no próximo dia 10 de Julho?
* Que o clássico MARTELO DO BINHA está de passagem marcada para o Rio de Janeiro?
* Que TOKAY poderá reaparecer no Clássico A.J.Peixoto de Castro, prova teste para o GP Protetora do Turfe (G.III)?
* Que o já tradicional Handicap de Tordilhos será disputado no próximo dia 31 de Julho?
< Anterior | Próximo > |
---|