TurfeOnline.com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Banner


Home Artigos Cravette (JCRGS-Curtas) JCRGS-Curtas N° 702.

JCRGS-Curtas N° 702.

TOKAY VENCE CLÁSSICO ESTENSORO

E COMPROVA SER DIFERENCIADO

A reunião da última Quinta-feira no Hipódromo do Cristal, tinha como principal atração o encontro de Tokay, até então bi recordista da raia, e Force To Force, animal que figura entre os maiores vencedores do turfe local. Os 2.100 metros do Clássico Estensoro, surgiam como um desafio a mais para Tokay, haja vista que o pupilo de Hermínio Machado nunca havia abordado distância superior aos 1.609 metros, enquanto Force To Force é especialista neste tipo de percurso. Logo após a autorização do starter, Force To Force pulou a frente, mas logo depois Tokay acertou o braço e assumiu a ponta. Os favoritos cruzaram pela primeira vez no espelho já correndo um pelo outro, enquanto Joint Chief se apresentava não muito longe na terceira colocação. Escrow e Uncle Nell assistiam a tudo bastante afastados.

Enquanto Marcílio Costa amansava Tokay no intuito de dosá-lo ao máximo, Luan Machado seguia acelerando o ritmo com Force To Force, na esperança de que Tokay se desgastasse no inicio, e não arrematasse no final. Todavia, o castanho criado no fantástico Haras Santa Maria de Araras, passou pela placa dos últimos 1000 metros trocando orelhas, enquanto Force To Force já vinha convidado por seu piloto para não perder contato com o ponteiro. Ao contornarem a última curva e ingressarem pelo linheiro final, Luan Machado tentou a última cartada com o craque do Haras Maluga, ajustou seu conduzido e botou perto de Tokay, mas foi aí que Marcílio Costa fez a partida final em seu pilotado e fugiu para o espelho, chegando a linha de chegada com larga margem de vantagem para Force To Force, e com mais um "recorde" garantido. Joint Chief, Escrow, e Uncle Nell completaram o pódio.

O ganhador é um Macho, Castanho, 4 anos, do Rio Grande do Sul – Wild Event e Pupille por Roi Normand), de criação do Haras Santa Maria de Araras e de propriedade do Stud Casablanca em parceria com o simpático Caio Zogbi Vitória. Em dezessete atuações, o pupilo de Hermínio Machado atinge sua oitava vitória, sendo que no Cristal foram cinco vitórias em cinco apresentações, e três em tempo recorde. Tempo: 2m10s40, nos 2.100 em pista de areia.

 

RESUMO DA REUNIÃO DO DIA 6 DE MARÇO

1º páreo – Contando com uma condução tranquila de L.Souza, SELO INFERNO tirou proveito do "train" alucinante e desnecessário imposto por Nuncamás, Lobo de Birigui e Quick-Time, e abriu a reunião com pule alta. Quick-time formou a Dupla e só não venceu por ter feito as curvas todas pelo lado de fora.

2º páreo – TOKAY não só superou o obstáculo da distância como ainda quebrou o recorde da mesma. Force To Force novamente atuou em alto nível, mas por motivos alheios a suas pretensões teve que se contentar com a formação da Dupla.

3º páreo – UPPER DIVISION largou e rebocou suas adversárias até o espelho. Tina Lopes e Dá-lhe Safira chegaram logo a seguir.

4º páreo – JÁ FIZ caiu de turma e não deu no bico. In Fire escoltou a ganhadora.

5º páreo – DESEJADO GIVEN largou, colocou a baliza nas costas e foi demarcando o caminho até o espelho. Casillerodeldiablo pagou Placê, enquanto Desejado Punk decepcionando foi apenas o terceiro colocado.

6º páreo – ALLUSIVE BAND e Muito Amor largaram brigando pela ponta, duelaram por quase todo o percurso, e no final cruzaram o espelho nesta ordem.

7º páreo – VAGA CERTA e Dorotéa travaram uma disputa acirrada por toda a reta final, sendo que nos últimos pulos prevaleceu a pilotada de José Mouta.

8º páreo – TRUCO PEDRITENSE e Im My Eyes também proporcionaram aos turfistas uma reta cheia de emoção, cabendo ao pupilo de Adauto Petrechelli Filho os louros da glória.

9º páreo – Dotada de uma raça invejável, LUZ NEGRA debutou com vitória autoritária na raia do Cristal. True Fantastic formou dupla gorda para efeito de concursos. Keep Speedy e Otra Liebre completaram a Quadrifeta.

 

ALEX MOTA: A VOLTA DE UM CAMPEÃO

Quis o destino que o Hipódromo de Cidade Jardim, fosse o palco do retorno efetivo de Alex Mota ao turfe. O bridão que encantou o Brasil ao vencer provas como o G.P.Roberto e Nelson Grimaldi Seabra em 2002 com Miss Kin, e o GP Brasil em 2004 com Thignon Boy, voltou a figurar entre os melhores de sua profissão ao vencer no último sábado o Grande Prêmio Piratininga (G.II), sobre o dorso do craque Ballian.

Alex Mota ficou afastado das pistas e do Turfe por um longo período, chegando a pesar quase 90 quilos. Porém a saudade dos filhos, aliados a força de vontade que só um verdadeiro campeão possui, o fez refletir e lutar contra a balança, sendo que em apenas oito meses, 25 quilos foram eliminados.

Foi na semana que antecedeu o último GP Bento Gonçalves que Alex retornou ao Rio de Janeiro em busca de seu objetivo. Lá chegando recebeu o apoio de muitos, mas também escutava de alguns que seu retorno era pouco provável, haja vista que sempre tivera problemas com a balança e que agora não seria diferente. Passados aproximadamente cinco meses de seu retorno, o popular “borboleta” realmente enfrentou dificuldades em se manter com um peso razoável. Foram várias multas por este motivo, mas Alex Mota não estava disposto a desistir. No inicio foram poucas montarias e algumas colocações, mas logo surgiram às vitórias, com as vitórias ressurgiu também a confiança, e com a confiança reconquistada reaflorou o talento inquestionável deste gaúcho que chegou a ser considerado por Jorge Ricardo como um jóquei da mais pura exceção. Agora sim podemos dizer... Alex Mota voltou!

 

C.MACHADO REAGE, MARCÍLIO B.COSTA

SEGUE FORTE NA PELEIA, E

LUCAS CONCEIÇÃO MARCA PASSO

A verdade é que esta disputa acirrada na estatística de jóqueis vem servindo de referência aos apostadores, pois dificilmente os três maiores candidatos ao título deixam de vencer alguma corrida a cada nova reunião. Na última Quinta-feira, Marcílio Costa chegou a assumir a liderança ao vencer o segundo páreo com Tokay. Porém, Cristiano Machado venceu com Upper Division e Desejado Given, reassumindo assim a primeira colocação. Lucas Conceição por sua vez não teve uma boa semana e viu os líderes se distanciarem um pouco. A carreira segue indefinida, e quem ganha com isto certamente são os apostadores.

 

DANIEL PERES AUMENTA VANTAGEM,

ENQUANTO MAURÍCIO CHAVES E

HERMÍNIO MACHADO SOBEM NA TABELA

A luta entre os treinadores parece ser mesmo entre o atual campeão Daniel Peres (franco favorito), e Fernando Silva que recebeu o reforço dos animais da cocheira do Dr.Ivo Vargas. Todavia na reunião da última Quinta-feira, Mauricio Chaves venceu duas corridas e assumiu o terceiro lugar ao lado de Hermínio Machado que venceu o clássico Estensoro com Tokay. Ambos possuem um bom plantel, e ainda contam com chances de conquistar o título, sendo que Hermínio Machado só não está atracado no ponteiro, por que no início da disputa esteve suspenso, vencendo algumas corridas em nome de outro treinador. Manoel Duarte, e Juarez Goulart Dutra possuem condições de se misturar na luta pelas duas primeiras colocações.

 

JCB FAZ NOVA HOMENAGEM AO

MINISTRO LUIZ FERNANDO CIRNE LIMA

O Jockey Club Brasileiro mais uma vez prestou sua homenagem ao ex-Ministro e ex-Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Cirne Lima. A prova graduada como Grupo III era reservada a potrancas de dois anos, na distância de 1.300 metros em pista de grama. Apenas seis participantes alinharam para a disputa, sendo que a ganhadora, Clara Baby, não saiu apurada como alguns previam. A defensora do Haras Anderson espiou a carreira no meio do pelotão e, quando fez correr, passou por suas adversárias como se as mesmas estivessem paradas e imóveis, cruzando a linha de chegada agarrada da boca. Poderosa Nativa brigou na frente desde o pulo de partida e no final ainda garantiu a segunda colocação ao resistir aos ataques de Charla Buena, que foi a terceira colocada. A seguir, Dengosa Bianca, Colorado Girl e Índia Negra. A ganhadora é uma Fêmea, Castanho, 2 anos, por King’s Best e Widowhood (Eastern Echo), de criação e propriedade do Haras Anderson. Preparo nota mil de Adélcio Menegolo e condução exemplar de Carlos Lavor.

Compartilhe

 

Haras e Studs


Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner