BEDUÍNO DO BRASIL VENCE
GP PROTETORA DO TURFE E MANDA
RECADO: QUE VENHA O BENTO GONÇALVES!
Eram aproximadamente 19:10hs quando a “starter” do JCRGS – Suzana Davis autorizou a largada da centésima sétima edição do GP Protetora do Turfe. Na raia, onze animais saíram em busca de tão estimada conquista, sendo que vários deles tiveram desempenho a altura de uma prova tão almejada como esta. Começamos destacando a participação ativa do alazão SAVE THE TIGER, que a pouco mais de quatro meses estava atuando em provas de 1200 metros, e que com a confiança de seus proprietários, e com a eficiência de seu treinador, tornou-se um exímio corredor de médias e longas distâncias, tendo conquistado nesta oportunidade um excepcional segundo lugar em Grupo III. BEST MAGIC que havia batido o pupilo de L.C.Avila em prova preparatória, novamente atuou em alto nível, arrematando em um excelente terceiro lugar. VIENTO DEL SUR é outro animal merecedor de elogios, haja vista que aos poucos começa a retornar a sua forma antiga, fato que ficou provado com um saboroso quarto lugar. JONAS TRICK carrega em suas veias o sangue do craque ARAMBARÉ, e em que pese ser um cavalo de porte médio, mais uma vez deixou comprovado que tamanho não é documento, tendo finalizado em um honroso quinto lugar. Por fim, vamos falar do protagonista da festa, da cereja do bolo do aniversário de 107 ANOS DO TURFE GAÚCHO, do EXTRA CLASSE “BEDUÍNO DO BRASIL”. Este tordilho, criado no Haras São José dos Pinhais, que por felicidade sua foi adquirido ainda potrinho por Divonsir Hay, voltou a brilhar após quase um ano de inatividade. Como se diz por ai, não se faz um campeão do nada, é necessário muita sorte, muito empenho, e acima de tudo, uma equipe competente. Pois bem, neste sentido, podemos afirmar que este tordilho nasceu em sintonia com a “LUA”, pois encontrou em seu caminho, além de um proprietário dedicado, um treinador acima da média como Carlos Pereira Gusso, o popular Nenê. Todos nós turfistas sabemos o quanto é difícil trazer um cavalo de volta a sua forma ideal após tanto tempo afastado das pistas, isto é como lapidar um diamante, requer acima de tudo muita paciência. Dito tudo isto fica fácil de adivinhar que a vitória de BEDUÍNO DO BRASIL foi daquelas empolgantes, que ajudam a resgatar a história do turfe gaúcho, haja vista que fazia muito tempo que nosso hipódromo não recebia para a disputa do GP Protetora do Turfe, um animal tão qualificado, ganhador de GP Bento Gonçalves (GI), segundo colocado no GP Paraná (GI), sexto colocado no Gran Premio Asociacion Latino Americana de Jockey Clubs e Hipódromos (Gr.I), como é o caso do “bebê” da simpática Dani Gusso. Para encerrar o relato, faz-se necessário destacar que coube ao também craque Waldomiro Blandi, a missão de conduzir BEDUÍNO DO BRASIL até o espelho. Aliás o rapaz estava com pressa, pois acelerou tanto o ritmo que o tempo foi mais de dois segundos abaixo do recorde anterior. O ganhador é um Macho, Tordilho, 4 anos, do Paraná – Impression e Delinquent Bird por Vuarnet.
REI DO SUL ENCANTA O PÚBLICO
AO VENCER O CRITERIUM DE POTROS
Pouco antes das emoções do GP Protetora do Turfe, nove potros alinharam para a disputa do Clássico Jockey Clube do Rio Grande do Sul – criterium de potros, na distância de 1600 metros. Em pista, os turfistas tiveram a oportunidade de acompanhar a vitória de um potro que começa a se mostrar diferenciado. Estamos falando do defensor do Stud Muradas “REI DO SUL”. O potro criado nos pagos do Haras Santa Amélia encantou o público presente nas dependências do hipódromo, haja vista que mais uma vez não tomou conhecimento de seus adversários, vencendo como um verdadeiro craque. Dubai Grande comprovando estar em evolução pagou placê. Kung Fu Lô se reabilitou na distância e foi um ótimo terceiro lugar. Quentão e Clickclock completaram o pódio. O ganhador é um Macho, Castanho, 3 anos, do Rio Grande do Sul – por Mastro Lorenzo e La Caribeña (Exile King), de criação do Haras Santa Amélia e de propriedade do Stud Maradás. Em quatro saídas, esta foi à terceira vitória deste cavalo picaço que começa a encantar os turfistas do Brasil. Mauricio Chaves é responsável pela manutenção do estado atlético do ganhador, enquanto Ederval Teixeira foi o comandante das rédeas. Destaque também para toda a equipe do Stud Muradas, que aqui saudamos na figura do domador e redeador Anderson Garcia (Mano Express).
LINDA UDE SEGUE DANDO AS
CARTAS ENTRE AS POTRANCAS
A primeira prova nobre disputada no festival do GP Protetora do Turfe, foi o criterium de potrancas - clássico Presidente José Herculano Machado, destinado a éguas de três anos na distância de 1.600 metros. Logo após a autorização do juiz de partida, o jóquei de Linda Ude fez uma partida a corpo e assumiu logo o comando das ações. Flight At Night, Vanzella e Kruela Kruel corriam logo a seguir. Depois vinham, Delicious Chris, Like It Or Lump It, Serenata, Divina Acteon e Siphonada. Faltando 800 metros para o espelho, o jóquei de Delicious Chris sabendo que a inimiga estava na frente, tentou se aproximar da ponteira, porém acabou sendo prejudicada, sobrando novamente para a quinta colocação. Ao apontarem pela reta final, Linda Ude seguia na frente sem ser exigida a fundo, enquanto Kruela Kruel pelo lado externo da pista assumia definitivamente a segunda colocação, e Delicious Chris novamente tentava engrenar para lutar pelo menos pela formação da dupla. Todavia, a partir daí pouca coisa mudou, pois Linda Ude seguiu para o espelho com vários corpos de vantagem sobre Kruela Kruel que em ótima atuação se manteve com o segundo lugar. Delicious Chris mesmo com o prejuízo sofrido na reta oposta foi a terceira colocada. Siphonada arrancou do fundo lote para completar a quadrifeta. Vanzella encerrou o placar remunerado. A ganhadora é uma Fêmea, Castanho, 3 anos, do Rio Grande do Sul – por Vettori e Soneca (First American), de criação de Homero Tarrago Filho, e de propriedade do Stud Agenda. Treinamento auspicioso de Fernando Silva, e condução tranqüila de Lucas Conceição. Tempo: 1m46s5/10s.
RESUMO DA REUNIÃO DE
4 DE SETEMBRO DE 2014
1º PÁREO – De ponta à ponta e com autoridade, o grande favorito QUERIDO MEU abriu a festiva reunião do Protetora 2014. Forçando turma, From Tokyo City, em ótima atuação, garantiu-se na dupla, com Obbie no complemento da Trifeta.
2º PÁREO – Impulsionada por Antônio Ferreira Matos, a bela BEDUÍNA SARGE superou suas adversárias em forte prova de Pesos Especiais. Latreb, de participação ativa na carreira, finalizou no segundo posto. Já a favorita Viola Enluarada, produzindo abaixo do esperado, teve de se contentar apenas com a terceira posição.
3º PÁREO – Em bonita arrancada na reta de chegada, GALO BLANKO cruzou o disco na frente. “Decolando” nos metros finais, por junto à cerca externa, Ultra Thunder ficou com a segunda colocação no último pulo, deixando o ligeiro Veterinário e Imperial Master, muito próximos no terceiro e quarto lugar.
4º PÁREO – Maior azar da prova, o experiente ZIGGURAT reviveu seus melhores dias ao desbancar qualificados oponentes em prova de Pesos Especiais. Honorable Mon ganhou terreno na hora da verdade para garantir a segunda posição, com o estreante Voluntarioso Gais no terceiro lugar. Favorito, Martelo do Binha finalizou apenas em quarto.
5º PÁREO – Confirmando seu favoritismo, XÁ DAS CINCO teve pouco trabalho para se sobressair. Xandi Danz, que rende seu máximo em provas na milha, formou a dupla da criação do Haras Félix de Carvalho. Querozene chegou em terceiro, deixando Wooden Heart na quarta posição.
6º PÁREO – A talentosa LINDA UDE, voltando a enfrentar as fêmeas, após colocar-se na Copa A.B.C.P.C.C. Regional (G.III), reinou absoluta no CLÁSSICO PRESIDENTE JOSÉ HERCULANO MACHADO, o CRITERIUM DE POTRANCAS. A bela Kruela Kruel evoluiu por fora de todas para obter o segundo posto, com Delicious Chris, Siphonada e Vanzella nos demais postos do placar remunerado.
7º PÁREO – Mostrando ser um corredor diferenciado, o sensacional REI DO SUL se agigantou no CLÁSSICO JOCKEY CLUB DO RIO GRANDE DO SUL, o CRITERIUM DE POTROS. O eficiente Dubai Grande, que havia obtido recentemente sua primeira vitória no Cristal, atropelou na reta de chegada para ficar com o segundo posto. Kung Fu Lô, Quentão e Clickclock finalizaram em seguida.
8º PÁREO – O favorito KINDER HALO não deu chances aos oponentes e foi quem levou a melhor. Buck Alado, voltando a correr bem após subir de turma, ultrapassou o espelho no segundo lugar. O atropelador Juego de Poker, surpreendendo, foi o terceiro. Já Nulli Secundus e American Point chegaram a seguir.
9º PÁREO – Em reaparecimento digno do grande craque que é, e baixando em mais de dois segundos a melhor marca para os 1.900 metros da nova pista, o fantástico BEDUÍNO DO BRASIL ficou com o troféu do GRANDE PRÊMIO PROTETORA DO TURFE (GRUPO III). Ele mostrou que será forte candidato ao bicampeonato do GRANDE PRÊMIO BENTO GONÇALVES (G.I), a ser realizado no mês de Novembro. Em ótima corrida, Save The Tiger (ARG) garantiu a segunda posição. Já Best Magic, Viento Del Sur e Jonas Trick terminaram muito próximos nas demais posições do marcador.
10º PÁREO – Mostrando ter evoluído em relação às suas exibições anteriores, EMPEDRADO ganhou terreno na reta final para deixar seus oponentes para trás. Abutre, responsável por pontear grande parte da carreira, cruzou o disco no segundo lugar. Incluso, descontando na hora da verdade, chegou em terceiro, deixando o favorito Admiral, que não teve uma boa partida, na quarta colocação.
11º PÁREO – Estreante em solo gaúcho, a eficiente FAXINEIRA ganhou terreno no linheiro decisivo para ficar com a vitória. Eleita favorita pelos apostadores, Temida do Baile, garantiu a segunda posição. Animositá e Kiki Alada terminaram escassamente separadas no terceiro e quarto lugares, respectivamente.
12º PÁREO – Líder desde o pulo de partida, SONHO OLÍMPICO (ARG) surpreendeu os favoritos com estilo. Bolvan atropelou com violência nos momentos decisivos para ficar com o segundo lugar, deixando o confirmador Energia Descartes e Jipinho no complemento da Quadrifeta, que saiu no Regulamento.
UMA VOLTA PELO PASSADO
Turfe e Boa Música foi um programa de rádio de grande audiência e duração, lançado em 1956 na Rádio Itaí de Porto Alegre por Vergara Marques. Consistia em um programa musical intercalado com transmissão de corridas de cavalo e noticiário turfístico. Dois locutores apresentaram a parte musical e cultural do programa: Aurélio Câmara e Edy Amorim. Como Vergara Marques registrou o nome do programa, pode usá-lo em 1973 quando se transferiu para a Rádio Farroupilha, o mesmo fazendo quando passou a outras emissoras, até o início dos anos 90. Esteve no ar durante 36 anos consecutivos. Em 1972, quando a Itaí foi vendida a um grupo evangélico, o programa passou a ser transmitido pela Farroupilha. Em 1974 foi para a Princesa. Entre 1978 e 1985 esteve na Difusora, passando depois para a Pampa, a Capital, a Sucesso e a 1.120 RBS, hoje Rural, onde permaneceu até 1992, quando foi extinto o programa. Turfe e boa música era o programa mais ouvido no seu horário nos finais de semana e feriados; era um programa mesmo para quem não apreciasse corrida de cavalos.
Obs.: Em 2006, o JCRGS voltou a transmitir suas corridas através da rádio 1.120 A.M, mas na época o problema financeiro do clube não permitiu a continuidade.
< Anterior | Próximo > |
---|