CUBANA DESBANCA AS FAVORITAS NO
CLÁSSICO CAMILO CARVALHO COELHO
Quem esperava um duelo entre Bellamore e Alegoria no Clássico Camilo Carvalho Coelho, acabou assistindo um show da castanha Cubana. Corrida com inteligência pelo líder C.Machado, a pupila de Nilton Pires atropelou forte no meio da reta final e logo em sua estreia no Cristal assumiu a condição melhor égua de curta distância do Estado. Bellamore foi a ligeira do páreo, mas não teve forças para aparar as investidas da defensora do Stud H&R. Upper Division novamente cumpriu honrosa apresentação e ficou com o terceiro lugar. Miss Morocha foi a quarta colocada. Alegoria teve um percurso horroroso e arrematou em um apagado quinto lugar. A ganhadora é uma Fêmea, Castanho, 3 anos, do Rio Grande do Sul – por Mensageiro Alado e Green Jacket (Exile King) de criação da Agro Pecuária e Haras Roll Ltda. e propriedade do Stud H & R. Tempo: 72s80s para os 1.200 metros.
NOVA PISTA DO JCRGS: EXCELÊNCIA A
SERVIÇO DO TURFE E DO BEM ESTAR ANIMAL
Foram 10 meses de trabalho, 8 mil e 200 metros cúbicos de areia e um grande empenho de um corpo técnico, para desenvolver a nova pista de areia do Hipódromo do Cristal, que alia conhecimentos multidisciplinares para oferecer uma verdadeiro salto de qualidade para o turfe e para o bem estar animal, uma vez que oferece não só possibilidades de melhorar a performance dos animais através do monitoramento rígido e domínio das condições da areia, mas também segurança para jóqueis e cavalos.
Construída pela empresa uruguaia Yaguari, a mesma que desenvolveu a pista do Hipódromo de Maroñas, em Montevidéu, a nova pista do Hipódromo do Cristal possui um moderno sistema de drenagem – que elimina os perigosos valos ao redor da pista - e uma variação de 1° na inclinação do nível da pista nas curvas em relação as retas, o que propicia igual aderência das quatro patas dos cavalos ao solo, preservando as articulações dos animais e potencializando seu desempenho.
Outro diferencial da nova pista são as cercas, em PVC com tratamento anti UVA e UVB, que confere, ao mesmo tempo, resistência e flexibilidade, e que, em caso de acidente na pista, desprendem-se com facilidade, resguardando cavalos e jóqueis de lesões mais graves.
A nova pista, tem 1564 metros de volta fechada e uma largura 20 metros, e oferecerá distâncias para velocistas – 1000, 1100 e 1200 metros; milheiros – 1600, 1800 e 1900 metros; e fundistas – com as distâncias de 2000 e 2400 metros . Contudo, ela é uma pista transitória, pois assim que estiver concluída a construção de uma nova pista externa de areia – obra que deve se estender por quatro meses - ela servirá como base para a nova pista de grama do Hipódromo do Cristal. Desta forma, os tempos da nova pista não serão computados como record oficial do JCRGS.
Devido a composição da pista – uma combinação de diferentes tipos de areia que com o trabalho dos cavalos se acomodam para formar uma base estrutural estável para a pista - será possível ter um maior domínio sobre as condições da raia, podendo deixar a areia mais leve ou mais pesada, de acordo com a necessidade. Para fazer parte deste acompanhamento das condições da pista, foi desenvolvido um equipamento denominado penetrômetro, que reproduz a pisada de um cavalo, através do qual é possível acompanhar as condições da areia e estabelecer um histórico de dados da pista, fazendo com que, cada vez mais, seja possível comparar desempenhos e aprimorar trabalhos. Assim, diariamente, são realizadas 4 verificações em 4 pontos distintos da pista - 200, 600, 1000 e 1400 metros – totalizando 16 medições. Todos estes dados vão para a planilha de manutenção da pista, que reúne também informações como o número de litros de água colocados na pista caso necessário, e o número de vezes que cada equipamento de manutenção - float, rastra e rolo - foi utilizado, para que se possa, cada vez mais, ter domínio sobre a qualidade da pista.
Os trabalhos na nova pista interna de areia do Hipódromo do Cristal iniciaram no dia 8 de Março e a partir desta Quinta-feira, 27 de março, ela receberá todos os páreos disputados no JCRGS. A estréia será em grande estilo, com a realização do Clássico Armando Hofmeister – a primeira prova da Tríplice Coroa Juvenil – versão potrancas e do Clássico Paulo Rosa Waihrich – primeira prova da Tríplice Coroa Juvenil – versão potros; ambos em 1200 metros. A diretoria de José Vecchio Filho realizará a “inauguração simbólica”, com cerimonial antes do cânter do primeiro páreo da reunião.
RESUMO DA REUNIÃO DO DIA 20 DE MARÇO
1º páreo – LOVEBLUEPOWER largou e desenhou o caminho para seus adversários. Ekovantch ficou com a formação da Dupla.
2º páreo – SUPER MENOR mesmo não estando 100% impôs sua categoria e venceu com sobras. Primoroso formou a dobrada. Jimmy Dean correu muito afastado na primeira parte do percurso e no final se apresentou no terceiro lugar.
3º páreo – WESTBURY comprovando estar em franca evolução venceu praticamente de salto a salto. Just Key subiu de turma e fez bonito, finalizando no segundo posto.
4º páreo – DÁ-LHE SAFIRA contou com uma condução mágica de Norton Silva para engatar Vamonessa na hora do dinheiro.
5º páreo – CUBANA debutou no Cristal superando a até então Imbatível Bellamore. Upper Division foi ótimo terceiro lugar.
6º páreo – GAS TANK com um percurso limpo venceu sem susto. Zé Bala logrou o segundo de Serrano Fitz no último galão. Âmbito completou a Quadrifeta.
7º páreo – VOTE FOR BLADE mais uma vez venceu em ritmo de treino e agora deverá buscar conquistas mais significativas. Madame Bottari atropelou do fundo do lote para escoltar a ganhadora.
8º páreo – HOY ME VOY precisou de todo o talento e empenho de Lucas Conceição para superar a estreante Água Doce que correu uma enormidade.
9º páreo – No último páreo disputado na antiga pista do Cristal, o Stud Embalagem deu de dupla com BRUTTO AMORE e Bertholdo. Troveiro para a alegria do Stud Turfe Polêmica cumpriu ótimo papel e finalizou no terceiro lugar. Vinho Chileno completou a Quadrifeta.
| < Anterior | Próximo > |
|---|










